Carreta da Mamografia segue com atendimento até 29 de fevereiro

0
0
Foto: Marcela Vasconcelos/Guarulhos Online

A carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito está em Guarulhos desde o dia 17/02 e segue até 29/02 no estacionamento de uma rede de supermercado na região do Jd. São João para atender gratuitamente mulheres que precisam do exame de mamografia. São disponibilizadas 50 senhas por dia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, 25 senhas entre 9h e 13h.

O exame é preventivo e aliado na descoberta precoce do câncer de mama. A reportagem do Guarulhos Online esteve no local nesta quinta feira (20) e conversou com algumas mulheres que procuraram o serviço. A maioria revelou que tem pedidos médicos em mãos mas, a espera pelo exame pode levar até 3 anos em média, por isso algumas precisaram recorrer à rede particular para realizar o exame. O GO apurou que as 50 senhas hoje acabaram às 9h20 e para garanti-las é preciso chegar cedo, as 50 primeiras chegaram por volta das 6h.

Maria Neci, 51, esteve no primeiro dia mas, não conseguiu a senha e voltou hoje, ela revelou que essa será a quinta vez que passa pelo exame, a primeira vez na carreta, as outras quatro vezes, pagou. “A guia que tenho da UBS tem três anos de espera, eu tive uma suspeita e tive que buscar por outra alternativa para fazer o exame, não dá para esperar”.

Jéssica Freire, 29, ficou sabendo através das redes sociais e estava com laudo médico em mãos. Ela veio do Continental II em busca de atendimento, porque tem histórico de problemas ginecológicos e está tentando pelo SUS realizar os exames que foram recomendados para que ela possa iniciar o tratamento.

Heloísa Machado, 59 anos, disse que foi curada do câncer de mama que teve com apenas 42 anos de idade, entretanto, precisa fazer o acompanhamento anual “A demora para ser chamada me obriga ter que pagar.” O exame em clínicas particulares pode custar de acordo com ela, até R$250.

Foto: Marcela Vasconcelos/Guarulhos Online

Lá dentro há duas técnicas e uma responsável pelo administrativo dos procedimentos. As imagens são transmitidas em tempo real e caso haja alteração no exame a paciente passa por uma ultrassonografia dentro da carreta. O resultado e o laudo são encaminhados para uma unidade de saúde que será informada por telefone a paciente. O tempo de duração do exame é de 15 minutos em média. Pela primeira vez a carreta veio para periferia justamente para beneficiar as mulheres que têm pouco acesso à saúde.

QUEM PODE FAZER

Para mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade não é necessário pedido médico. No caso de idade inferior, ou seja, menos de 50 anos de idade é obrigatório levar o encaminhamento médico. Todas serão cadastradas e para isso devem levar RG e o cartão do SUS.

SERVIÇO

Horário: Segunda a Sexta, das 9h às 18h – Sábados, das 9h às 13h. *Funcionamento normal nos dias de Carnaval, não funciona no domingo 23/02
Endereço: Estrada Guarulhos-Nazaré, n° 4201, Jardim São João – Guarulhos