Católicos não poderão participar de missas presenciais em 12 de outubro em Aparecida

Foto: Ivan Simas/Santuário Nacional

O Santuário Nacional de Aparecida que recebe anualmente milhares de fiéis para a festa da Padroeira, esse ano vai se adaptar a transmissões pelos canais virtuais. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (09), há mais de um mês das comemorações.

A ideia é inibir a grande multidão que invade o Santuário todos os anos para celebrar a fé em 12 de outubro, e limitar os acessos à Basílica. Missas e celebrações e novenas serão transmitidas da Basílica Velha e do Santuário, mas estarão fechadas ao grande público.

As procissões e comemorações externas foram canceladas para evitar aglomerações e manter o bem-estar dos fiéis, segundo informa o Portal A12. Desde julho, o templo pode receber até 6 mil pessoas, segundo prevê decreto local.

Ainda sim, os romeiros vão poder visitar alguns espaços do Santuário Nacional, como a passagem pela Imagem, Capela das Velas e Sala dos Milagres. Mas, os tradicionais shows também não irão acontecer neste ano no dia da padroeira.

Após quatro meses fechada, a presença dos fiéis nas missas retomou à Basílica, porém a decisão da reitoria é de evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus durante as comemorações no Santuário e na cidade de Aparecida.