Consultas devem voltar a ser agendadas nas UBS na próxima semana

Imagem: Reprodução/Facebook

O secretário municipal de saúde, Dr. José Mário Clemente sinalizou a retomada das consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A afirmação veio por meio das redes sociais do Prefeito Guti (PSD) nesta terça-feira (21).

As consultas foram canceladas ou reagendadas por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo o secretário, a pasta deverá voltar a remarcar atendimento médico presencialmente, por telefone e por aplicativo na próxima segunda-feira (27).

O usuário poderá procurar atendimento também nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS). Dr. José Mário não informou quais as especialidades médicas a retornar os atendimentos, nem se todas as unidades de saúde de Guarulhos serão contempladas.

Entretanto somente 50% da capacidade dos atendimentos antes da pandemia poderá ser restabelecido neste momento. Esta é uma medida de prevenção à aglomerações e incidência de contágio da Covid-19, sobretudo nas unidades de saúde.

No início do mês de junho, as consultas que foram canceladas entre março e maio passaram a ser remarcadas para o atendimento progressivo. Agora, a secretaria de saúde está programando o atendimento para novas consultas.

As cirurgias eletivas continuam suspensas por tempo indeterminado. Ainda de acordo com o secretário, falta material básico para os atendimentos. Nas palavras do médico, a ausência de insumos é generalizada e não só no município.

Por essa razão, não há previsão de retorno dessas cirurgias na rede pública de saúde em Guarulhos. Mais informações devem ser divulgadas pela Prefeitura até o fim da semana.

Atualizada às 20h17 de 17/07*