CPTM diz que reduziu tempo de viagem na linha 12 – Safira conexão da linha 13 – Jade

Foto: Divulgação CPTM

O Governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (02) a redução em 10 minutos do tempo médio de viagem na linha 12-Safira da CPTM. O ramal faz a ligação entre a estação Brás e a estação Calmon Viana e diminuiu de 62 minutos para 52 minutos.

A redução de 10 minutos deve-se, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos às novas sinalizações e obras no trecho que inclui as 13 estações. A linha faz a ligação entre Poá, cidade do Alto Tietê e o centro da capital paulista.

A linha 12 – Safira também é conexão dos passageiros que utilizam a linha 13 – Jade, ligação entre o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos até a estação Engenheiro Goulart no bairro do Cangaíba, zona leste de São Paulo.

O Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy prometeu reduzir ainda mais as viagens com a conclusão de novos trechos que ainda estão em obras.

A Linha 12-Safira é sinuosa e utiliza trens antigos, por isso necessitava reduzir a velocidade para garantir a segurança das viagens. Os reparos são para aumentar a velocidade dos trens diante de alguns trechos, sobretudo próximos de rios e córregos.

Como é o caso do córrego Tiquatira, entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, é justamente esse o trecho utilizado pelos passageiros de Guarulhos. Há incidência de reclamações sobre a demora nas viagens, além dos atrasos e intervalos entre os trens.