Depois da abertura total de lojas em Guarulhos, ruas ficam ainda mais lotadas

Foto: Marcela Vasconcelos (GO)

Esta sexta-feira (12) dia dos namorados foi o dia escolhido para a reabertura de estabelecimentos de produtos e serviços em Guarulhos. Não à toa, a data é uma das mais lucrativas para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães.

De olho no retorno consentido das ‘comprinhas’ muita gente invadiu o calçadão da Dom Pedro II, no centro da cidade, logo cedo, antes das lojas abrirem as portas. Era 8h e pessoas já formavam filas para iniciar as compras só depois das 10h.

Mesmo assim, teve gente que furou o isolamento e se arriscou para levar para casa presentes e também outros utensílios. Os comércios devem funcionar com horário reduzido entre 10h e 16h, além de seguir as regras de higiene e distanciamento.

Guarulhos passou esta semana da fase laranja para fase amarela do Plano São Paulo, que permite reabertura de serviços não essenciais. A previsão inicialmente era para segunda-feira (15), mas foi antecipada para hoje devido a aquisição de novos leitos.

A Prefeitura acredita que irá reduzir até semana que vem, a taxa de ocupação de UTIs para coronavírus de 100% para 70%. A medida está pautada no recebimento de equipamentos dos governos estadual e federal que estão sendo instalados na cidade.

Apesar disso, a taxa de isolamento social caiu nos últimos dias, esta semana registrou apenas 45% na segunda, terça e quarta-feira. Ontem, quinta, devido feriado de Corpus Christi o índice chegou a 47%, enquanto o recomendado é acima dos 55%.