Depois de 100 dias, bares, restaurantes e academias reabrem oficialmente em Guarulhos

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Com a colaboração de Michel Wakin

A cidade de Guarulhos reabriu oficialmente bares, restaurantes, academias entre outros setores nesta segunda-feira (13). Depois de uma batalha judicial e política entre o município e o estado, a cidade pôde integrar a retomada econômica.

Entre as regras está o funcionamento de até 40% da capacidade total, espaçamento entre mesas e cadeiras. Além da disponibilização de equipamentos de proteção individual à funcionários e clientes e a esterilização constante dos ambientes.

Crítico da abertura tardia, Flávio Rios dono do Gueguinho, bar tradicional no coração da cidade, viu a reabertura de lojas há mais de um mês e ficou impossibilitado de servir os clientes no local. Ele apontou esperar melhora no movimento, pois a situação do setor, segundo ele é ‘desesperadora’.

Foto: Michel Wakin (Guarulhos Online)

O horário de funcionamento também está reduzido, alguns empresários ouvidos pelo GO apontaram que devem continuar com o serviços Delivery e com retirada no local. Pois até que retornem à ‘normalidade’ estes, serão a fatia maior dos rendimentos.

Foto: Michel Wakin (Guarulhos Online)

A chefe Neguinha, do Restaurante Ponto Ka demostrou a imprevisibilidade do cenário para a casa e o setor, ainda sim, ela espera que os próximos dias sejam de maior movimento. Antes da reabertura, o ambiente passou por algumas adaptações.

O medo ainda é iminente, medo de se expor ao risco de ser contaminado e medo de ser transmissor da doença aos que são do grupo de risco. É o caso da Consultora Empresarial, Valéria Mattos. Aos poucos, ela tem retornado ao ‘normal’, “Ainda sinto receio de sair e contaminar meus pais, por isso tomo todo cuidado”.

Foto: Michel Wakin (Guarulhos Online)

O cuidado relatado por ela é além do uso de máscara e higienização constante das mãos, atenção com sapatos e roupas ao chegar em casa e limpeza dos objetos pessoais. Além de aluna, ela é uma das colaboradoras do Espaço Sandrinha ValPassos, academia especializada em treinamentos individuais.

Apesar de quase quatro meses fechados, o espaço ganhou ainda mais notoriedade e novos alunos na internet, com lives pelo Instagram. Como relatou a idealizadora Sandrinha que destacou ainda, a importância de superar a crise com criatividade.