Eleições em Guarulhos: Guti e Pietá empatam e iriam ao 2º turno se a votação fosse hoje

Imagem: Guarulhos Online

Os resultados demostram a iniciativa de voto para os candidatos à Prefeitura de Guarulhos e considera ainda, o nome de Nakashima

Foi divulgado nesta quarta-feira (30) o resultado de uma pesquisa realizada pelo Ibope entre 25 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e foram entrevistados 805 votantes de forma presencial.

Eleitores que pretendem votar em branco ou anular seu voto somam 24%, enquanto os indecisos totalizam 11%. Este número está empatado ao atribuído aos dois primeiros candidatos da pesquisa.

O atual prefeito e candidato à reeleição Guti (PSB) e o petista Elói Pietá (PT) estão
tecnicamente empatados e iriam ao segundo turno caso as eleições fossem hoje. O nível de confiança é de 95%, o que significa que há uma probabilidade dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Veja os números:

Fonte: Ibope Inteligência

As menções ao candidato à reeleição pelo PSD, Guti são mais expressivas entre os que declaram renda familiar mensal de mais de 5 salários mínimos (36%) e entre os mais jovens. Ele é citado por 30% dos eleitores de 16 a 24 anos e por 31% dos que têm de 25 a 34 anos.

O petista, por sua vez, se destaca entre os eleitores de 45 a 54 anos (28%) e entre aqueles com renda familiar mensal de mais de 1 a 2 salários mínimos (27%). Os demais candidatos são citados de maneira homogênea nos segmentos analisados.

Guti é lembrado por 11% dos eleitores, enquanto 7% mencionam Elói Pietá espontaneamente, ou seja sem citar nomes à escolha. Cerca de 52% do eleitorado guarulhense pesquisado não sabe ou prefere não indicar o nome de candidato de sua preferência.

Outros 25% têm intenção de votar em branco ou anular o voto. Os pesquisadores perguntaram ainda a respeito da avaliação sobre as atuais gestões nas três esferas de governo, municipal, estadual e federal.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo sob o
protocolo Nº SP-09916/2020 e encomendada por Fasto Miguel Martello, empresário e candidato ao legislativo municipal em Guarulhos.

*Atualizada às 20h de 30/09