Em dois dias de testagem no Bosque Maia, Guarulhos somou 510 casos positivos para Covid-19

Foto: Márcio Lino/PMG

Nos dois mutirões de testes rápidos para Covid-19 realizados nesta quinta e sexta-feira (dias 6 e 7) no Bosque Maia, 4.009 amostras foram coletadas. Deste total, 510 tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, o que representa 12,7 % das pessoas examinadas.

Esses casos serão acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde, de sua região e devem cumprir as orientações médicas e cumprir quarentena domiciliar. A testagem permite evitar que pessoas sem sintomas transmitam à doença silenciosamente ao grupo de risco.

Guarulhos não adquiriu testes para Covid, por isso demorou quase 5 meses para começar a testar a população. O mutirão é destinado a todos que já tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Para realizar o teste no mutirão não é preciso agendamento prévio, mas também não pode estar com síndrome gripal. O atendimento no local é feito por meio da distribuição de senhas, é preciso ter em mães RG e cartão SUS.

Na avaliação do secretário de Saúde, José Mario Clemente, os resultados obtidos em Guarulhos estão dentro dos parâmetros mundiais. “Os números mostram que temos de redobrar os cuidados, porque tem muita gente sem sintoma, mas que estão infectadas pelo novo coronavírus e podem transmitir para outras”, alertou.

Mais 3 Mutirões em Guarulhos até o fim do mês

Os próximos mutirões serão realizados das 9h às 15h:

  • 13 e 14/08 no Terminal de Ônibus da Vila Galvão (rua Cristiane, 01, Vila Alice)
  • 20 e 21/08 no Terminal de Ônibus Pimentas (estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4.494, Jardim Albertina)
  • 27 e 28/08 no Supermercado Comercial Esperança (estrada Guarulhos Nazaré, 4.201, Jardim São João).