Escolas municipais de Guarulhos superam meta do Ideb

Foto: Mauricio Burim

As escolas públicas municipais de Guarulhos superaram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estipulada para 2019. A média esperada para o país era de 5,7, e foi atingido um resultado em nível nacional de 5,9. Já a nota alcançada pelo município foi de 6.3, ficando um pouco acima do valor alcançado em 2017, que era de 6.2.

O índice é referente ao desempenho dos alunos do ensino fundamental (4ª série) da rede municipal, que abrange do 1º ao 5º ano, e mensura apenas os conhecimentos referentes à Língua Portuguesa e Matemática, não sendo avaliadas as demais áreas.

Em nota, a Secretaria de Educação destacou que no município 93% das escolas municipais apresentaram índices acima da média estabelecida para o país e 2% atingiram a meta nacional. Algumas delas atingiram a nota 7,9.

O índice em Guarulhos para escolas do ensino médio, categoria em que a cidade conta apenas com escolas estaduais e federais, foi de 4,2, quando a meta previa 3.9, ficando assim, 1.2 abaixo da média das escolas do ensino fundamental da rede municipal.

O Ideb foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o intuito de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.