Estado deixa Guarulhos na fase amarela, mesmo com hospitais lotados

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

O governo estadual paulista deveria anunciar hoje (08) se endureceria ou não as medidas de isolamento em todo território. Mas, sem a presença do governador João Doria (PSBD) o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn informou que apenas três regiões do interior regrediram para a fase laranja.

A capital paulista e toda a região metropolitana o que inclui Guarulhos seguem na fase amarela diante da flexibilização econômica, mesmo diante dos números elevados de internações. Uma nova atualização será anunciada somente em 05 de fevereiro.

De acordo com Jean Gorinchteyn, SP vai seguir integralmente o contrato com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 46 milhões de doses até abril. Essas doses serão fornecidas pelo Instituto Butantan para todo país. Jean afirmou que o estado se prepara cronologicamente, para iniciar a campanha que se assemelha às campanhas de vacinação contra Influenza.

Questionados sobre o agravamento da pandemia e o período de um mês para uma nova atualização, a Secretária Patrícia Ellen reforçou que todos os setores devem cumprir as medidas sanitárias de prevenção e segurança para que na próxima reclassificação o estado não tenha mais regiões com restrições.

O monitoramento continua sendo diário, conforme explicou o comitê de saúde do estado que informou ainda que enviou um dossiê de 10 mil páginas à Anvisa sobre a coronavac e aguarda retorno da agência. O governo de SP esclareceu não abrir mão do calendário estadual de vacinação.