Governo Estadual irá utilizar 3 mil câmeras corporais para fiscalizar policiais militares

Foto: Divulgação/Governo de SP

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (22), em entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, um novo programa para fiscalizar o comportamento dos policiais militares do Estado, chamado ‘Olho vivo’.

Após uma enxurrada de reclamações sobre a conduta da PM durante as abordagens, o poder público resolveu colocar três mil câmeras corporais nos uniformes de policiais militares para filmar o comportamento dos agentes.

Nesta quinta-feira (23), será pulicado no Diário Oficial um pregão internacional para aquisição de 2,5 mil câmeras corporais portáteis ‘body cams’. Doria afirmou que 585 câmeras já foram doadas pela iniciativa privada e que começam a ser operadas no próximo dia 1 de agosto.

A Polícia Militar tem um efetivo de cerca de 90 mil policiais, segundo Doria apenas 0,6% dos agentes cometem ações irregulares. O governador acredita que o programa irá coibir comportamentos inapropriados por parte da corporação.

“A iniciativa vai, sim, reduzir muito o nível de violência de poucos policiais que cometem excessos. Nós vamos preservar a maioria expressiva da PM, que cumpre seu dever e sua obrigação de forma exemplar”

Há pouco tempo, um policial foi flagrado durante uma abordagem, na zona sul de São Paulo, pisando e apoiando todo o peso do corpo sobre o pescoço de uma comerciante de 51 anos, lembrando do episódio ocorrido nos EUA com George Floyd.