Guarulhos articula novas UTIs para Covid-19 para reabrir comércio antes do previsto

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Guarulhos anunciou nesta quarta-feira (10) que deve dobrar a capacidade de leitos de UTI para Covid-19. A oferta deve chegar a 38 novas vagas. Desse total, 16 já estão em funcionamento.

A cidade recebeu nos últimos dias 35 respiradores, sendo 15 do governo do estado e 20 do Ministério da Saúde. No hospital de campanha do Cecap que completou dois meses em operação, dez novos leitos passaram a funcionar nesta terça-feira (9).

Outras 12 vagas de UTI serão implantadas no Hospital Municipal de Urgências (HMU) com respiradores enviados pelo governo do estado ao longo dos últimos dias. Durante a live hoje, o deputado aliado de Guti, Jorge Wilson anunciou mais 9 leitos no Hospital Padre Bento.

De acordo com a prefeitura, os 20 aparelhos e está reestruturando a rede de urgência e emergência para a instalação deles nos serviços de pronto-atendimento, UPAs e hospitais de acordo com a necessidade, o que poderá resultar em um número ainda maior de leitos de UTI.

Outras seis novas vagas foram alugadas pela Prefeitura no Hospital Bom Clima, o qual já recebe pacientes com Covid-19 desde o início da semana. No Hospital Stella Maris serão alugadas mais quatro unidades e outras seis do Hospital Carlos Chagas.

Segundo a gestão municipal, todos os hospitais privados da cidade foram consultados sobre o interesse em alugar leitos para o município. Mas, alguns não puderam formalizar o contrato por problemas na documentação ou por falta de adequação.