Guarulhos, Capital e Grande SP devem avançar no Plano SP e reabrir mais setores até o fim do mês

Foto: Divulgação

A região leste da Grande São Paulo, onde está Guarulhos registrou melhora nos principais critérios do Plano SP e se caminha fase amarela. A quarentena deve ter novas flexibilizações até o fim do mês de junho conforme sinalizou o Estado.

Atualmente o Alto Tietê está na fase laranja da quarentena e tem liberação para o funcionamento do comércio e serviços em horário reduzido. O avanço permitirá mais setores, como salões de beleza, bares e restaurantes serão abertos.

O próximo anúncio de mudança de classificação pelo Governo do Estado será dia 26, com validade a partir de 29 de junho. Pelas regras do Plano SP, o avanço só é possível após 14 dias de permanência numa fase.

Guarulhos e demais cidades da região metropolitana correram nas últimas semanas para adquirir e adequar novos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid. Ainda sim, as autoridades municipais reforçam o pedido de ‘fique em casa’ aos cidadãos.

De acordo com a terceira atualização do Plano SP, no critério ocupação hospitalar o Alto Tietê registra 67% de ocupação de UTI e tem uma média de 15 leitos para cada 100 mil habitantes. Em maio o Alto Tietê tinha 329 leitos de UTI. Agora, são 468.