Guarulhos começa vacinação contra o sarampo nesta quarta-feira (15)

Foto: Marcio Lino/PMG

O Brasil desde o ano passado voltou a reportar novos casos de Sarampo, e por isso o mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença começa essa semana. A partir desta quarta-feira (15) até o próximo dia 31 de agosto.

O público-alvo da campanha é a população entre seis meses à 49 anos de idade. A meta é vacinar todas as pessoas de 30 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente.

Já a população de seis meses até 29 anos será imunizada seletivamente, ou seja, mediante avaliação da carteirinha para colocar em dia o esquema vacinal. Em Guarulhos as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O Ambulatório da Criança (Centro) também terá doses, das 8h às 16h, inclusive para a vacinação de rotina das demais faixas etárias. Mulheres grávidas e crianças menores de seis meses de idade não devem tomar a dose contra o sarampo.

Sarampo volta a circular em Guarulhos

De acordo com informe técnico da Secretaria Estadual de Saúde, após duas décadas sem circulação endêmica do vírus do sarampo, em 2019 a doença foi reintroduzida no Estado de São Paulo com a confirmação de 17.816 casos da doença e 14 óbitos.

Ainda, segundo o documento, atualmente 29 municípios paulistas mantêm a circulação ativa do vírus nos últimos 90 dias (12 semanas), entre eles Guarulhos.