Guarulhos já teve mais de 60 mil notificações de casos suspeitos de Covid-19

Foto: Michel Wakin (GO)

A semana começa com 18.723 de casos confirmados pelo novo coronavírus na cidade e 1.147 mortes em decorrência da doença em Guarulhos. Apesar disso, 17.082 pessoas estão recuperadas da Covid-19, mas nove óbitos seguem em investigação.

Nesta segunda-feira (17) a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou à 75,6% e a taxa de ocupação de leitos de enfermaria em 54,3%. No Hospital de Campanha 39 pacientes estão internados, sendo 16 em UTIs, 20 em enfermarias e três em observação.

Segundo os dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, a cidade registra taxa de cura de 91% e taxa de letalidade 6,12%. Somente nesta segunda, mais 08 óbitos foram inseridos nos dados oficiais por meio de comprovação por exames.

Entretanto, o perfil das mortes não foi divulgado pela pasta responsável, que desde sábado (15) tem se limitado a divulgar boletins apenas com números, mas sem detalhamentos. A saúde municipal também não informou os dados de Covid-19 solicitados pelo Guarulhos Online.

A reportagem pediu à assessoria a divulgação dos registros de internações e acompanhamentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A solicitação pediu mais especificidade nos boletins que apontam os números detalhados somente no Hospital de Campanha do Cecap e no Hospital Municipal de Urgências (HMU).

Segundo dados do consórcio das cidades do Alto Tietê (Condemat) também divulgados diariamente, Guarulhos já teve mais de 60 mil notificações de Covid-19 desde março. Destas mais de 31 mil foram descartadas, mas a cidade lidera ranking de casos e mortes da doença.