Guarulhos se mantém na fase amarela e garante nova flexibilização para bares e restaurantes

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Permissão para comercialização de bebidas alcoólicas em restaurantes e lojas de conveniência passou das 20h para às 22h

Guarulhos e a região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê permanece na Fase Amarela, conforme atualização do Plano São Paulo, realizada hoje (19). A nova reclassificação permitiu nova brecha nas regras da comercialização de bebidas alcoólicas.

Segundo regras do plano econômico, bares, restaurantes e lojas de conveniência podem servir após às 22h em todas as cidades da região. Dados da pandemia apontam que Alto Tietê teve melhora nos indicadores.  Nos últimos 14 dias houve queda de 14,3% nos novos casos e de 9,3% nos óbitos, com relação aos 14 dias anteriores.

Já a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 62,5% (dados de 17/02), mostrando uma estabilidade nas últimas semanas. Apesar disso, os municípios reforçam os alertas para conter o avanço do vírus e articula instalação de novos leitos.

Na fase amarela os municípios podem permitir 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Vacinas

O Centro de Contingência da Covid-19 informou nesta sexta, no Palácio dos Bandeirantes que a partir da semana que vem as regiões começarão a receber novas doses de CoronaVac. Guarulhos e os municípios do Alto Tietê aguardam o recebimento para dar continuidade à campanha.

Desde o final de janeiro os municípios da região do Condemt receberam quatro remessas de vacinas, totalizando 117.280 doses. Guarulhos ficou com a maior fatia e já vacinou 42.886 pessoas dos grupos prioritários. Não há entretanto, data e quantidade de chegada para novas doses.