Guarulhos vai seguir com retomada econômica porque ‘parece’ que Covid-19 está controlada, aponta Guti

Foto: Nícollas Ornelas/PMG

Apesar do crescimento dos registros diários de casos confirmados e número de mortes da Covid-19 em Guarulhos, a prefeitura tem destacado a taxa de cura da doença no município. Segundo os boletins epidemiológicos divulgados pela secretaria municipal de saúde, 90% dos infectados estão curados.

Nesta terça-feira (11) a cidade registrou 17.053 casos confirmados, destes 15.400 estão recuperados e 1.131 pessoas morreram em decorrência de complicações. “Vamos torcer para que em dezembro a gente tenha a vacina e possa imunizar as pessoas” disse Guti.

O Prefeito afirmou por meio de live nas redes sociais hoje, que ‘parece’ que a Covid-19 está controlada já que as taxas de ocupação hospitalar tem se estabilizado nos últimos dias. Segundo ele, a retomada econômica deve continuar progressivamente na cidade.

Entretanto, a atual administração teme pelo aumento de contaminações e mortes em Guarulhos, caso aconteça, o município terá que regredir no Plano São Paulo. Na sexta-feira (07) passada, a região de Osasco retornou da fase amarela para a laranja, segundo as regras do governo do estado.

Com ruas mais cada vez mais lotadas, o uso de máscara, distanciamento social, assepsia e higienização de ambientes, são ainda mais importantes para evitar novas contaminações. Como por exemplo no transporte público e nas ruas.

A taxa de ocupação de leitos abaixo dos 70% é um dos pré-requisitos para o avanço à fase verde da reabertura da economia. Segundo informa a saúde municipal, a cidade tem se mantido próxima a esse percentual.

Nesta semana parques e CEUs reabriram depois de quase 150 dias fechados. A fase 5 do plano SP permite a reabertura de setores como escolas, espaço de lazer e eventos, e ainda aumenta a capacidade de ocupação de 60% dos setores já em funcionamento.