Guti deve anunciar hoje retomada em Guarulhos com flexibilizações a partir da semana que vem

Foto: Divulgação/PMG

Apesar do anúncio da retomada gradual na economia com a flexibilização gradual da quarentena no estado, o Prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD) afirmou que vai seguir os próprios passos. Guti deve anunciar nesta sexta-feira (29) qual plano a ser adotado.

Em entrevista ao Bom Dia SP da TV Globo esta semana, o prefeito disse discordar da retomada na capital e Guarulhos não ser contemplada. “Muitas pessoas trabalham em São Paulo e moram em Guarulhos, esse movimento vai acontecer e existe uma incoerência em abrir a capital e toda a região metropolitana não ser contemplada”, disse.

Segundo Guti, a prefeitura corre para conseguir leitos da rede privada para que esteja na marca dos 70% de ocupação e assim possa reabrir seguindo os critérios estabelecidos. A expectativa é de que Guti detalhe como e quantos leitos privadas serão acoplados ao SUS.

Pela primeira vez afirmou “cesta básica não pode ser artigo de luxo, nós queremos equidade e também precisamos da retomada” ao defender reaberturas. Mas para isso, o município conta com respaldo do próprio estado para instalação de novos leitos nos hospitais estaduais da cidade, Padre Bento e Hospital Geral.

Em Guarulhos, Guti já tentou anteriormente reiniciar a retomada, respaldado por um decreto do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mas recuou da medida depois da pressão no discurso do governador João Doria (PSDB) em permanecer seguindo as regras de isolamento.

Isolamento social é um critério que ‘caiu da moda’, o que antes era regra, tem mostrado pouca efetividade diante das tentativas de reabertura em ambas esferas. Depois de três meses de ‘gancho’ devido a pandemia, a preocupação integral agora está em atender os anseios de retomada.