Guti promete 30 novos leitos de UTI em Guarulhos até o fim da semana

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Em mais uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) afirmou neste domingo (07) que até o fim desta semana, Guarulhos terá mais 30 novos leitos para Covid-19.

Destes, 20 leitos alugados deverão serão alugados nos hospitais privados Stella Maris, Bom Clima e Carlos Chagas. Outros 5 serão instalados do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e mais 10 leitos no hospital de campanha do Cecap.

A prefeitura acredita com as aquisições, na redução de 100% para 70% a taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade. Mesmo assim, insisti na colaboração dos munícipes em ficar em casa aqueles que podem e ao sair, que utilizem a máscara de proteção facial.

Aos domingos não há divulgação do boletim epidemiológico da secretaria municipal de saúde que aponta os números do coronavírus na cidade. Mas, de acordo com o prefeito, a ocupação dos leitos hospitalares para Covid-19 é integral, ou seja, não há mais vagas para pacientes graves.

A gestão municipal corre para acoplar novas instalações nos hospitais particulares da cidade. O controle da taxa de ocupação de leitos é o principal critério para flexibilização da quarentena conforme diretrizes do governo estadual.

Questionada sobre o valor da diária do aluguel de leitos na rede particular, pela reportagem do Guarulhos Online, a prefeitura de Guarulhos não se respondeu. Assim como, não obtivemos resposta sobre qual número total de leitos e de respiradores para Covid na cidade.