Igreja Católica retoma missas presenciais em Guarulhos neste domingo (02)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Depois de mais de 130 dias acompanhando missas online pela televisão e mídias sociais os católicos da Diocese de Guarulhos retornaram às celebrações presenciais neste domingo (02). Mas, aos poucos e com uma capacidade bastante reduzidas as paróquias reabrem suas portas.

Somente as missas dominicais serão ministradas presencialmente, as demais atividades continuam suspensas, conforme anunciou o Bispo Diocesano, Edmilson Caetano. Mas, durante a semana, as igrejas católicas abrirão em dias específicos para distribuição da eucaristia.

As missas devem continuar ser transmitidas pela internet, já que muitos ainda não se sentem confiantes de voltar as celebrações neste momento. O grupo de risco e possíveis sintomáticos também são orientados a não frequentar as celebrações.

O retorno conta com diversas medidas sanitárias de segurança, previstas pelo decreto municipal da cidade e reforçadas pelo decreto diocesano anunciado pela igreja esta semana. Entre as novidades está a necessidade de reservar um lugar na missa por telefone ou Whatsapp.

O rito e as novas regras

Os fiéis que desejarem retornar as igrejas para missas presenciais devem marcar horário para cumprir a determinação de apenas 25% da capacidade total do espaço ocupado. Muitas paróquias estão celebrando mais missas para agregar a todos os que desejarem retornar.

Entre outras medidas estão a troca de bancos de madeira por cadeiras plásticas e uso de máscara. Na chegada, a higienização das mãos com álcool gel por meio de dispositivo acionado pelos pés, semelhante ao já usado em alguns comércios, também foi adotada.

E ainda, separação de entrada e saída, para evitar aglomerações, a saudação no momento da paz está suspensa, bem como se dirigir em filas para a distribuição da eucaristia. Para os católicos, esse é o mento mais importante da missa.

Agora, o corpo de Cristo será entregue por meio de uma pinça nas mãos dos fiéis pelo padre ou ministros no lugar de onde estão sentados. Após o término das celebrações, as igrejas devem ser higienizadas, inclusive por meio de pulverização.