Inscrições para o Enem encerram nesta quarta-feira (27)

Foto: Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão abertas até a próxima quarta-feira (27) e devem ser feitas pela internet. O prazo começou no dia 11 e terminaria no dia 22, mas foi estendido por mais cinco dias.

Depois da polêmica envolvendo vários setores estudantis, a justiça e o congresso pedindo o adiamento da aplicação da prova, o Ministério da Educação cedeu. O anúncio veio por meio de uma rede social do Ministro da pasta, Abraham Weintraub 

Segundo o Ministro serão “de 30 à 60 dias” após a data prevista que era nos dias 01 e 08 de novembro para provas presenciais, e 22 e 29 de novembro para as provas digitais, em dois domingos consecutivos. 

Enquete

As datas do Enem serão definidas após enquete feita com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. No Enem 2020, serão aplicadas duas modalidades de provas, a impressa e a digital. Todas as 101.100 vagas para a prova digital já foram preenchidas.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

O valor da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio. Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema.