Na quarentena: Programa Via Rápida Virtual oferece 18 mil vagas para cursos rápidos e gratuitos

0
3

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento  Econômico, está com 18 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional  do programa Via Rápida Virtual. Essa é uma boa alternativa para estudar e aprender algo novo durante o período de recomendação de isolamento social.

As inscrições e as aulas são realizadas de forma online, no modelo de Ensino à  Distância (EAD), sem que o interessado precise sair de casa. São quatro cursos de  curta duração (80 horas), em áreas de gestão e tecnologia de informação, oferecido pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): Gestão Administrativa; Planejamento Empresarial; Lógica de Programação e Banco de Dados. 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril através do site 

Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados domiciliados no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao  número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.   

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por email. As aulas têm previsão de início no dia 13 de abril e os cursos virtuais deverão ser concluídos em até dois  meses. Para receber o certificado, o aluno deve completar a carga horária completa do curso virtual.  

Sobre o Via Rápida 

O Via Rápida atua na qualificação e formação profissional dos participantes,  preparando a população que está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho ou abrir o seu próprio negócio. O programa busca, ainda, aprofundar os  conhecimentos de cada atividade profissional e apresentar as tendências mais recentes de cada área de atuação aos participantes, de forma a ampliar suas alternativas de emprego e geração de renda.

Sobre a Univesp 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição  exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza e as universidades USP, Unesp, Unicamp. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.