Perda de emprego levou guarulhenses para fila por comida a R$ 1 real diz Guti

Foto: Divulgação

Martinho Risso, secretário de desenvolvimento científico, econômico, tecnológico e de inovação de Guarulhos (SDCETI) afirmou neste domingo (09) durante live do prefeito Guti, que a perda na arrecadação dos impostos em Guarulhos se deu devido o aumento na desocupação e desemprego.

Esses dois fatores são os principais efeitos econômicos que a pandemia causou no município nos últimos meses de enfrentamento da Covid-19. Milhares de pessoas perderam renda e tiveram que recorrer à auxílios como cestas básicas e refeições a preços populares para sobreviver como afirmou o prefeito.

A indústria funcionou durante a quarentena, mas o comércio foi o mais prejudicado. Atividades de prestação de serviços também sofreram com o rompimento das atividades. Há pelo menos um mês e meio Guarulhos retomou o funcionamento desses seguimentos, mas deve levar tempo para recuperar a arrecadação.

Entretanto, a reabertura econômica na cidade gradativamente tem levado ambulantes e trabalhadores informais a se arriscarem nas ruas em busca de rendimentos. O secretário na ocasião, não mencionou qual plano municipal para aumentar a oferta de empregos em Guarulhos nos próximos meses.