Poupatempo retoma atendimento presencial a partir da próxima quarta-feira

Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (12) que cidades que estiverem nas fases laranja e amarela do Plano São Paulo de retomada, poderão reabrir gradualmente as unidades do Poupatempo e do Ciretran.

A partir da próxima quarta-feira (19) haverá a retomada dos atendimentos nos postos físicos, com permissão de agendamentos a partir da terça-feira (18). Esta etapa de reabertura priorizará apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG.

A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.

Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.

Hoje, Guarulhos se encontra na fase amarela do Plano São Paulo, portanto, o posto de atendimento que fica dentro do Shopping Internacional deve retornar já na próxima semana.

Atualmente existem mais de 200 serviços sendo digitalizados pelo Poupatempo, em comparação com os sete oferecidos no início de 2019. Apenas cinco serviços que apresentam maior volume de transações permanecerão sem digitalização, como os atendimentos para emissão da primeira via do RG e a renovação da CNH, que requerem coleta biométrica e exigem a ida ao posto.