Prefeitura diz que vai adequar frota de ônibus à nova fase de flexibilização

Foto: Reprodução/Facebook

A cidade de Guarulhos a partir de segunda-feira (13) vai poder reabrir bares, restaurantes, academias, igrejas, salões de beleza entre outros setores. A reabertura oficial foi anunciada nesta sexta-feira (10) pelo Governo do Estado de São Paulo, durante coletiva de imprensa.

Entretanto, o funcionamento deve ser de apenas 40% da capacidade total e por até 6 horas diárias. Para o Prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) a cidade ainda precisa seguir o cronograma do Estado, mas, ‘hoje foi um dia feliz’ já que a cidade avançou no plano econômico.

Guti pediu que os seguimentos que irão reabrir possam tomar as medidas restritivas e se adequem a nova realidade. E ainda, apontou que os munícipes colaborem com a prevenção do coronavírus, para que a cidade não tenha que retroceder.

Segundo o Secretário de Justiça, Airton Trevisan a Prefeitura entrou com recurso para derrubar a liminar do TJSP. O município defende que o Estado deslegitimou a autonomia garantida pelo Supremo Tribunal Federal à administração municipal diante da pandemia.

Transporte Público na retomada

Ainda segundo o Secretário de Justiça, antes da pandemia, 9 milhões de pessoas usavam o transporte coletivo na cidade. Hoje, durante a pandemia menos de 5 milhões usam a frota, que está ‘cem por cento’ de acordo com a demanda de passageiros.

Trevisan diz que reconhece a superlotação de ‘algumas’ linhas e afirmou que está procurando fazer as adequações dessas linhas que ‘pontualmente’ estão superlotadas. Ele sinalizou que no decorrer da semana, a Secretaria responsável vai se adequar a nova realidade.