Prefeitura promete 100% da frota de ônibus nas ruas a partir de segunda (27)

Foto: Marcela Vasconcelos (Guarulhos Online)

Após a primeira quinzena da inserção de Guarulhos na fase amarela do plano econômico, a frota de ônibus municipais deve retornar 100% às ruas. A previsão é de que na próxima segunda-feira (27) as empresas disponibilizem a totalidade dos coletivos à população.

A declaração veio por meio da live nas redes sociais do Prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) nesta sexta-feira (24). Nas palavras dele o retorno não aconteceu antes devido ao afastamento de 40% dos funcionários das empresas de ônibus.

A oposição cobrou por meio de medidas judiciais à prefeitura para que a disponibilidade total de carros das empresas fosse posta à população. A prefeitura recorreu da decisão e ganhou com o argumento de que houve queda brusca de usuários no transporte público durante a pandemia.

Entretanto, quem depende dos coletivos municipais e não deixou de trabalhar durante a quarentena, reclamou com a redução brusca de ônibus, sobretudo em algumas linhas. Os horários de pico continuaram durante a quarentena, com coletivos lotados.

Na ocasião, Guti reforçou que o município vai deixar de arrecadar 600 milhões de reais em 2020 e ‘quanto mais ônibus nas rua, mais caro para prefeitura’. “Queremos acabar com subsídio das empresas de ônibus, a gente está fazendo uma contenção de gastos na crise”, expôs Guti.

Atualmente, segundo a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, 75% da frota de ônibus está nas ruas. A prefeitura acredita que os coletivos lotados não oferecem um risco maior de contágio pela Covid-19, pois é possível ‘abrir as janelas’.

Ainda sim, a determinação de disponibilidade total da frota possibilitará maior segurança dos usuários. Na próxima segunda (27) também, o Bilhete Único Sênior utilizado pelos idosos deixa de operar com restrições, possibilitando ao usuário circular durante todo o dia com o benefício.

*Atualização às 20h12 de 24/07