Reabertura do comércio era prevista só para hoje, mas foi antecipada e movimentou as ruas no fim de semana

Foto: Marcela Vasconcelos (GO)

Guarulhos, decidiu antecipar a reabertura do comércio prevista somente para hoje 15 de junho, para a última sexta-feira (12), em que é comemorado o dia dos namorados. Desde então, shoppings e comércio de rua funcionam, com horário reduzido e medidas de restrição.

De acordo com a administração municipal, o critério principal para a retomada foi a articulação para aquisição de novos leitos de UTI na cidade. Além disso, segundo o prefeito, a medida paliativa foi para ‘proteger vidas e evitar deslocamentos’.

A afirmação vai de encontro com outra posição de Guti que acredita que a medida foi para evitar que guarulhenses se desloquem à São Paulo para fazer compras. As duas cidades tem 39 km de região de fronteira segundo o Prefeito.

Mesmo com a instalação de respiradores em hospitais públicos da cidade, o aluguel de UTIs em hospitais particulares e a expansão do Hospital de Campanha, a prefeitura insiste que população não saia de casa, se for possível.

Mesmo assim, a reportagem do Guarulhos Online observou durante todo o fim de semana, um aumento na movimentação das ruas por causa do comércio aberto. A Prefeitura afirma que está fiscalizando os comércios que devem seguir regras de distanciamento e higiene.