Secretaria de Saúde de Guarulhos corrige números da Covid-19 divulgados ontem

Foto: AP Photo/A. Penner

Nesta sexta-feira (31) a taxa de ocupação de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 caiu para 64,8% em Guarulhos, uma diferença de 5,4 pontos percentuais em relação ao dia anterior. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde que divulgou ainda, no que se refere às vagas de enfermaria houve uma pequena elevação: de 67,4% para 69% nesta data. 

No Hospital de Campanha mais oito altas foram celebradas nesta sexta. Ao todo 52 pacientes permanecem internados no local no momento, sendo 31 nas enfermarias, 15 em UTIs e seis em observação. O índice de cura do novo coronavírus na cidade alcançou novamente a marca mais alta já obtida desde o início da pandemia: 89,2%.

Já são 13.600 pessoas recuperadas do total de 15.331 casos confirmados no município até agora. De acordo com o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira também já foram confirmados na cidade 1.076 óbitos, além de outros 20 que são investigados no momento.

A diferença em relação ao dia anterior é de dez mortes, duas delas ocorridas em maio e as demais em julho, totalizando duas mulheres e oito homens. Dos dez novos óbitos confirmados nesta data três foram na faixa etária de 40 a 49 anos, dois na de 50 a 59 anos, dois na de 60 a 69 anos, dois na de 70 a 79 anos e um em idosos com idade igual ou superior a 80 anos.

Reparos nos números de ontem (30)

A Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças de Guarulhos atualizou nesta sexta-feira (31) os dados do Boletim Epidemiológico da Covid-19 divulgados no dia anterior. Por conta de uma falha identificada na distribuição dos casos por regiões de Saúde da cidade, foi necessária a correção de alguns dados.

No entanto, não houve alteração no total de casos confirmados e de óbitos do novo coronavírus informados até esta quinta-feira (30), os quais ficam mantidos em 15.127 e 1.066, respectivamente. A informação foi corrigida pela Secretaria de Saúde nesta tarde.

Portanto, fica alterada apenas a distribuição de casos por território. Dessa forma, até esta quinta-feira (30), o número correto de casos confirmados do novo coronavírus na Região Centro é 4.822, com 307 óbitos.

Na Região Cantareira foram registradas 4.101 pessoas infectadas e 294 mortes. Na Região Bonsucesso, 3.011 registros e 217 óbitos e, na Região Pimentas Cumbica, 3.054 notificações positivas e 248 vítimas fatais.

Além da falha na conversão de casos e óbitos por região de Saúde, a Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças tem enfrentado dificuldades em razão da instabilidade dos sistemas oficiais, mas informa que está sempre trabalhando para a melhoria na qualidade da informação divulgada.