Secretário Municipal de Saúde, explica em live como funcionam testes de Covid-19, mas prefeitura não tem plano de testagem em massa

Foto: Getty Images

O secretário municipal de saúde, José Mário explicou na live do Prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) desta terça-feira (16) como funcionam os testes para detectar o coronavírus no corpo humano. Entretanto, a prefeitura até o momento, não apresentou nenhum plano de testagem de pessoas com suspeita da doença.

Os testes atualmente são feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mas estão disponíveis apenas aos profissionais da área da saúde. Outras categorias como trabalhadores das forças de segurança também tem prioridade na testagem.

A testagem está disponível no Hospital de Campanha do Cecap, mas só é feita em pacientes que apresentam sintomas e estão visivelmente infectados. Conforme relato de munícipes à reportagem do GO, depois de procurarem o local por terem contato com infectados.

O Brasil é o país que menos testa casos suspeitos da doença, segundo levantamento feito pela Universidade de Oxford no Reino Unido. A testagem em massa é um dos mecanismos mais eficientes para reduzir a velocidade de contágio do coronavírus.

Assim que o paciente é diagnosticado é mais fácil mantê-lo isolado de outras pessoas. A maioria dos casos de Covid-19, segundo o próprio secretário municipal de saúde, José Mário, apresentam sintomas leves ou não apresentam sintomas.