Três UBS abrem neste sábado para atender demanda represada na pandemia

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

No próximo sábado, 1º de agosto, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) retomam o atendimento especial pelo programa ‘Saúde Agora’ das 8h às 16h. As UBS Parque Alvorada, Pimentas e Morros são as três que irão funcionar nesta primeira data.

Como forma de prevenção à pandemia do novo coronavírus, as consultas e exames serão previamente agendados para evitar aglomerações nos serviços. Entretanto, a demanda dos atendimentos na farmácia, vacinas e demais procedimentos de enfermagem estão à disposição.

Mais de 200 pessoas já foram agendadas para este primeiro dia de retomada do Saúde Agora, incluindo pacientes que vão passar em consultas de clínica médica, ginecologia e pediatria. A secretária de saúde informou que vai acontecer também exames de papanicolau e testes rápidos para diagnóstico da Covid-19.

A população que não pode comparecer às UBS nos dias de semana poderá aproveitar a oportunidade para se vacinar contra o sarampo, uma vez que a Campanha Nacional, destinada ao público-alvo na faixa etária de seis meses a 49 anos de idade, termina em 31 de agosto.

Para a demanda espontânea, as UBS ainda ofertarão testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, atualização das carteirinhas de vacinação, regularização dos compromissos do programa Bolsa Família.

A administração municipal informou que o programa foi lançado em maio de 2017 para ampliar o acesso à assistência de quem não pode ser atendido durante a semana. O programa Saúde Agora realizou até março deste ano mais de 85 mil atendimentos.