UBS farão testes rápidos de Covid-19 em contatantes, saiba mais

Foto: Márcio Lino/PMG

Se nós fecharmos o hospital de campanha, onde vamos colocar os doentes, na sua casa?” esbravejou o secretário municipal de saúde, Dr José Mário Clemente durante live nas redes sociais do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) nesta terça-feira (28).

As autoridades se manifestaram sobre os contantes ataques por parte de opositores diante do enfrentamento da pandemia em Guarulhos, e os custos do Hospital de Campanha do Cecap. A taxa de ocupação de leitos destinados à Covid-19 registrou alta de 5% entre ontem (27) e hoje (28).

Ambos revelaram a ampliação da testagem de Covid-19 na cidade, além dos profissionais da saúde, motoristas e motociclistas, contactantes poderão fazer testes rápidos. Cerca de 40 mil testes rápidos foram cedidos à Guarulhos por parte do Ministério da Saúde.

Sem a necessidade de comprovação, o munícipe que tiver contato com paciente que já tenha o diagnóstico comprovado de coronavírus, poderá se submeter ao exame. Entretanto, a realização do teste rápido deverá ser agendada pessoalmente pelo paciente em uma UBS.

Além das Unidades Básicas de Saúde, durante às quintas e sextas-feiras do mês de agosto as regiões de saúde de Guarulhos irão receber uma tenda para realizar os testes sem necessidade de agendamento. A primeira tenda será essa semana no Bosque Maia entre 9h e 15h.

Segundo Dr. José Mário, secretário da pasta, os profissionais de saúde irão atender os pacientes contatantes de infectados confirmados, caso o resultado seja positivo, um médico estará no local para orientar o paciente.

Guti adiantou ainda, durante a live que o município destinará R$ 12 milhões para a compra de doses da vacina do coronavírus. Segundo o prefeito, a cidade quer estar preparada para aquisição, caso não receba o lote das imunizações.