Pandemia: Doria reclassifica Guarulhos e demais cidades de SP para a fase amarela

Foto: Arena/Agência O Globo

Estabelecimentos comerciais estão autorizados a funcionar somente até às 22h, com 40% de ocupação

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (30), em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, que Guarulhos e as demais cidades do Estado de São Paulo foram reclassificadas da fase verde para a fase amarela do Plano São Paulo.

A notícia vem um dia após o término das eleições, com a decisão, comércios e serviços vão voltar a funcionar com horários e capacidade de atendimento restritos.

O crescimento no número de internações de pacientes com covid-19 é o parâmetro adotado pelo governo do estadual para o recuo de fase. Em Guarulhos, o último boletim epidemiológico, divulgado na sexta-feira (27), dava conta de uma ocupação de 60% para leitos de UTI e 72% para enfermaria.

Doria irá se reunir com os prefeitos das cidades paulistas e ressaltou que o recuo de fase não irá interferir na volta às aulas, marcadas para o início de 2021 e anunciou uma nova reclassificação para o dia 04/01.

“Faremos essa reunião com os 62 prefeitos com o objetivo de melhorar o controle da pandemia nesses municípios e oferecer a eles, se necessário, apoio para que possam proceder com as orientações do Governo de São Paulo”, afirmou.

Com a alteração, todos os estabelecimentos ficam restritos a 40% de ocupação, além de ter o funcionamento máximo permitido por 10 horas diárias, podendo ficar abertos máximo até às 22h. Também ficam proibidos eventos com público em pé.

Guarulhos entrou na fase verde no dia 9 de outubro e retornou para a fase amarela menos de dois mês depois.