Uma inauguração de portas fechadas: antigo P.A Paraíso dá lugar à UPA Taboão

Foto: Marcela Vasconcelos/Guarulhos Online

Fechado em dezembro de 2017 e com retorno previsto para janeiro de 2019, o antigo Pronto Atendimento, no bairro do Paraíso foi inaugurado nesta terça-feira (30). Mas, agora como UPA Taboão.

O Prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) chegou às 18h40 e às 19h abriu sua live diária direto do local, depois de retirar a cobertura da placa cercado de apoiadores, uma chuva de fogos de artifício foram lançados do lado de fora.

Lá fora também entre os cidadãos, dois grupos protagonizaram uma confusão cheia de ofensas políticas. Tanto o prefeito, quanto secretário de saúde José Mário Clemente foram embora antes de abrir as portas ao público.

Horas depois, populares continuavam aguardando atendimento sem saber se as portas abririam ou não. É o caso de Cida Andrade, que ficou a pandemia inteira esperando atendimento.

Ela que faz tratamento por causa de um derrame, desencadeou durante o período de isolamento, problemas ginecológicos e estava na expectativa para conseguir ser acompanhada por um médico.

Cida veio quatro vezes à UPA durante o dia. Assim como outros pacientes que desistiram de esperar e foram embora. Outras pessoas vieram até o local e foram informadas de que ‘não existia confirmação de que as portas seriam abertas’.

Profissionais da Proguaru informaram à reportagem que as portas seriam abertas, mas os profissionais da segurança não sabiam dizer se sim ou não.

O atendimento foi feito antes desse horário mas, só para emergências. Já era 21h e novamente funcionários da Prefeitura informaram ao GO que uma equipe técnica estava ‘preparando o local para então abertura definitiva’.

Deixamos o local passava das 21h, cada vez mais pessoas procuravam por atendimento e continuavam sendo informadas pela segurança de que não havia previsão de início no atendimento pela portaria principal.