Vacinação contra gripe entra na reta final e mira atingir 90% do grupo de risco

Foto: Tomaz Silva (Agência Brasil)

A campanha de vacinação contra a gripe de 2020 acaba na próxima terça-feira, 30 de junho. Nesta reta final,os postos continuam abertos para receber os grupos de cobertura, mas que ainda não se vacinaram.

A meta é atingir 90% dentre os públicos prioritários, o prazo inicial era o último dia 5 deste mês. Mas foi ampliado com a finalidade de aumentar a cobertura vacinal, sobretudo entre gestantes e puérperas, pois cerca de metade desses públicos ainda não está imunizada.

O inverno começou no último sábado (20) e nesse período aumenta a circulação do vírus da gripe, resultando em maior número de casos. Mas, o governo antecipou a campanha e a prorrogou para ampliar o alcance e poupar síndromes respiratórias.

Por conta da pandemia de Covid-19, a preocupação com imunização é redobrada, já que as esferas de saúde querem evitar a procura de hospitais por parte dos sintomáticos da influenza. O que facilita ainda a exclusão de sintomas no diagnóstico de Covid-19.

Em Guarulhos as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A lista completa das unidades está no site da Prefeitura.

Devem se vacinar: pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – além dos funcionários do sistema prisional.

Integram o grupo prioritário pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto).

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe.