Zoológico de Guarulhos será casa de mais um filhote de onça-parda

Foto: Divulgação/PMG

O Zoológico de Guarulhos está com seu berçário cada vez mais cheio. Após o recente nascimento da pequena Glória (lobo-guará) e da chegada do filhote de onça-parda Logan, o parque recebeu mais um filhote de onça.

Com aproximadamente 40 dias de vida e 1,9 kg, a fofurinha, que ainda mama e está no parque há dez dias. Ele precisou de cuidados veterinários intensivos, mas agora já está fora de risco e passa bem.

Assim como Logan, encontrado pela PM Ambiental sozinho e machucado no interior de estado. O filhote de onça-parda foi encontrado sem a mãe e já estava debilitado em São José do Rio Preto. Ele foi cuidado pelo zoológico local antes de de ser enviado à Guarulhos.

Sem condições de sobreviverem sozinhos na natureza, os filhotes recebem os cuidados intensivos de veterinários e biólogos da Prefeitura de Guarulhos. Ao contrário de Logan, que já veio com nome escolhido, o público vai poder ajudar a decidir o nome da nova onça-parda.

Uma enquete será lançada em breve nas redes sociais do Zoológico no Facebook e no Instagram. Fique atento para participar e votar. De acordo com a direção zoo, o parque permanece fechado devido à pandemia de Covid-19, mas deverá reabrir ao público em 1º de setembro.

A espécie

A onça-parda (Puma concolor) é o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no Ocidente, encontrado desde o Canadá até o extremo sul do Chile. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.

Pode chegar a 1,55 m de comprimento, sem contar a cauda, e pode pesar até 72 kg. O animal possui as mais longas patas traseiras dentre os felinos e vive, em média, de 7,5 a 9 anos. É uma espécie solitária e mais ativa à noite.

*Atualizada às 16h56 de 10/08