Prova de vida obrigatória para aposentados e pensionistas do INSS volta nesta terça (01)

Foto: Reprodução

Suspensa desde março devido a pandemia, a comprovação seguirá cronograma definido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); confira

A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS voltará a ser obrigatória a partir desta terça-feira (01). O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento do benefício. 

Desde de março de 2020, o INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida por causa da pandemia, e continuou pagando os benefícios. No entanto, de acordo com a Portaria 1.299, a rotina de bloqueio de benefícios por falta de prova de vida seguirá o cronograma abaixo.

A comprovação de vida de alguns beneficiários selecionados pelo INSS poderá ser realizada por biometria facial, nos aplicativos “Meu INSS” e “Meu gov.br”. Essa possibilidade, no entanto, não impede a realização do procedimento junto banco em que recebem o benefício.

O beneficiário que não foi selecionado para a prova de vida por biometria deverá comparecer na agência do banco em que recebe o benefício no mês em que realizou a última prova de vida no ano anterior. Por exemplo: quem fez prova de vida em 04/2019 e deveria fazer em 04/2020 e não fez, deverá fazer até 06/2021, de acordo com o cronograma acima.

Além disso, o segurado deverá levar um documento de identidade com foto. Esse documento pode ser o RG, carteira de motorista ou a carteira de trabalho. Alguns bancos também permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos.

Caso o beneficiário tenha dúvidas sobre o procedimento, ele pode acessar o site gov.br/inss/, no qual encontrará mais informações, tutorial e vídeo que explicam o passo a passo de como fazer a prova de vida pelo celular. Ainda é possível contar com o atendimento pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 07h às 22h.