Programa ‘Música nas Escolas’ vai oferecer 1.200 vagas em 12 CEUs de Guarulhos

Foto: Divulgação/PMG

As inscrições são destinadas a alunos do 4º e do 5º ano das escolas da rede municipal e vão até 10 de agosto

Gestores e coordenadores das escolas da Prefeitura de Guarulhos e dos CEUs participaram na manhã desta terça-feira (20) do lançamento do programa Música nas Escolas 2021 e da retomada das atividades presenciais.

A iniciativa das secretarias de Educação e Cultura são para oferta de aulas coletivas de música para alunos da rede municipal. O evento foi transmitido ao vivo do Teatro Adamastor pelo canal do YouTube da Prefeitura.

Ao longo do lançamento do programa os participantes prestigiaram concerto da Orquestra GRU Sinfônica, sob regência do maestro Emiliano Patarra, enquanto recebiam orientações de funcionamento do programa nesse momento de retomada pós-pandemia.

Inicialmente serão disponibilizadas 1.200 vagas, distribuídas pelos 12 CEUs de Guarulhos, para estudantes do 4º e do 5º ano das escolas da rede municipal. O programa conta com a atuação de 50 profissionais, jovens instrumentistas que compõem a Orquestra GRU Sinfônica.

As aulas acontecem aos sábados, a partir das 09h. Para participar, os responsáveis pelas crianças têm até o dia 10 de agosto para efetuar a inscrição na unidade do CEU mais próxima de sua residência. As aulas terão início no mês de agosto e seguem até dezembro.

Além dos ensaios e concertos mensais, os instrumentistas da orquestra atuam na elaboração de atividades pedagógicas que serão realizadas nos CEUs, com uma frequência de seis horas semanais.

A GRU Sinfônica é uma iniciativa das secretarias de Educação e Cultura que, aliada à atividade da Orquestra Jovem, faz de Guarulhos referência para a música de concerto no Brasil. Ambas integram o programa Orquestra no Bairro, iniciativa que oferece espetáculos quinzenais nas escolas municipais e CEUs da cidade.