Piloto Guarulhense se prepara para disputar Temporada 2021 da FVee

Foto: Divulgação

O piloto guarulhense, Paulo Campaneli, se prepara para a Temporada 2021 da Fórmula Vee Brasil, focado em se estruturar para a próxima temporada em razão da pandemia e de todos os problemas causados.

Paulo tem 30 anos, nasceu e mora até hoje em Guarulhos, no bairro da Ponte Grande. Formado em Ciências da Computação, divide seu tempo entre suas paixões, seu
trabalho e automobilismo.

“Minha paixão por carros começou por influência de meu pai. Quando eu era muito pequeno só conseguia dormir se meu pai me levasse para dar um volta de carro pelo quarteirão.”

Esta paixão foi tomando forma e levou Paulo Campaneli a fazer um curso de pilotagem promovido pela Fórmula Vee Brasil, no autódromo de Piracicaba (ECPA) no ano de 2017, e desde então não saiu mais das pistas, participando ativamente de um campeonato de kart amador e também de algumas etapas esporádicas na categoria.

Participou de algumas etapas da Copa ECPA, em Piracicaba, e também da primeira etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee de 2019, disputada no Autódromo de Interlagos, chegando ao pódio com o sexto lugar. O Campeonato Paulista é disputado em Interlagos e possui 10 etapas.


A Fórmula Vee Brasil

A Fórmula Vee é a categoria mais tradicional do automobilismo nacional na formação de pilotos, há 53 anos no país. Entre seus criadores está Wilson Fittipaldi Júnior, atual consultor técnico.

Entre outros nomes que passaram pela FVee estão Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet (Super-V) e José Carlos Pace. Ou seja, dos oito títulos mundiais de Fórmula 1 do Brasil, cinco foram conquistados por pilotos que começaram na FVee: Piquet (3) e Emerson (2). A categoria também revelou grandes nomes no exterior, como os também campeões mundiais de F1 Niki Lauda e Keke Rosberg.

A FVee é também a categoria de automobilismo mais praticada no mundo, em razão de suas características principais: carros de baixo custo e utilização de peças originais. No Brasil, os monopostos são movidos a motor do Fox 1.6 a álcool e câmbios de quatro ou cinco marchas, com pneus radiais (os mesmos de carros de passeio).

Em Interlagos, o recorde de velocidade é de 208 km/h. Em Piracicaba, os carros chegam a 140 km/h.

A Copa ECPA F/Promo Racing terá etapas até dezembro (cinco no total). Para saber como participar, acesse www.fvee.com.br.