Alto Tietê tem mudança no comando de 8 prefeituras, 2 reeleições e 2 decisões para segundo turno

Foto: Michel Wakin/ Guarulhos Online

Direção do Consórcio, que é o maior da Região Metropolitana, planeja transição para dezembro

Com os resultados da votação deste domingo (15), a região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê tem oito novos prefeitos eleitos, dois reeleitos e duas decisões adiadas para o segundo turno no próximo dia 29.

Do atual Conselho de Prefeitos do CONDEMAT,  os reeleitos são Vanderlon Oliveira Gomes, de Salesópolis, e Rodrigo Ashiuchi, de Suzano. Outros dois membros – Guti Costa, de Guarulhos, e Marcus Melo, de Mogi das Cruzes – disputam o segundo turno.

O Executivo das outras oito cidades que compõem o CONDEMAT teve renovação:

  • Arujá (Luis Camargo)
  • Biritiba Mirim (Carlos Alberto Taino Junior, o Inho)
  • Ferraz de Vasconcelos (Priscila Gambale)
  • Guararema (José Luiz Eroles Freire)
  • Itaquaquecetuba (delegado Eduardo Boigues)
  • Poá (Márcia Bin)
  • Santa Branca (Adriano Levorin)
  • Santa Isabel (Carlos Chinchilla)

“Começamos a preparar o processo de transição e daremos início logo após as decisões do segundo turno. O CONDEMAT tem uma década e os últimos quatros anos consolidaram um importante trabalho em prol do desenvolvimento regional”, afirmou o presidente Adriano Leite.

O Prefeito completa, “A atuação em bloco, sem melindres partidários entre os gestores e com respeito as características de todos os municípios, possibilitou avanços importantes. Agora é fundamental que essa união e o entendimento sobre o trabalho do consórcio sejam mantidos para que a região continue a ganhar”.

10 anos de aliança

No próximo dia 7 de novembro, o CONDEMAT promoverá um evento comemorativo aos seus 10 anos, que apresentará um retrospecto da sua história, as principais conquistas e palestras sobre os desafios para os gestores em 2021 e o impacto da Covid-19 na agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O evento fará parte da agenda de transição do CONDEMAT, que até o final do ano deverá eleger a diretoria para a gestão 2021, a ser empossada no início de janeiro. O CONDEMAT é composto por 12 cidades, sendo 11 delas da sub-região Leste da Grande São Paulo e uma do Vale do Paraíba. Nesses municípios vivem mais de três milhões de habitantes.

“Temos todo um ritmo de trabalho com as Câmaras Técnicas nos principais eixos das administrações municipais e projetos em andamento que requerem a articulação regional, inclusive as ações de combate à pandemia. Os meses de dezembro e janeiro serão essenciais para a transição”, ressalta o presidente.