Bilhete do Metrô e da CPTM será substituído por QR Code no celular

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Novo Bilhete Digital QR Code poderá ser adquirido meio de aplicativo de celular e máquinas de autoatendimento nas estações

O sistema de transporte sobre trilhos em São Paulo terá uma nova modalidade de embarque, já que nesta sexta-feira (11) foi o lançado o ‘TOP’, novo Bilhete Digital QR Code para embarque nas estações da CPTM e do Metrô.

A novidade, que já passava por um teste piloto em estações estratégicas desde o ano passado, chega para substituir, a médio prazo, o bilhete unitário tradicional, trazendo mais rapidez e comodidade para quem utiliza o transporte sobre trilhos.

O novo Bilhete Digital QR Code da CPTM e do Metrô tem o mesmo valor do anterior (conhecido como Edmolson), R$ 4,40 por passagem, e conta com a praticidade de poder ser adquirido e utilizado direto pelo celular, por meio do aplicativo TOP, disponível para celulares Android e IOS.

O uso do QR Code em versão mobile para pagamento de tarifas torna-se um aliado para uma mobilidade mais segura, uma vez que o pagamento é feito por cartão de débito ou crédito, sem necessidade de manuseio de dinheiro.

O passageiro pode adquirir, diariamente, até 10 bilhetes que ficam disponíveis no app sem prazo para expirar. Além do aplicativo TOP, o passageiro também poderá comprar o Bilhete Digital QR Code nas máquinas de autoatendimento (ATM) localizadas dentro das estações, com cartão de débito, e, muito em breve, em estabelecimentos comerciais parceiros.

O bilhete é impresso para que a pessoa use nas catracas e, mesmo sem ter data de validade, a recomendação é de que seja utilizado em até 72 horas para evitar danos na impressão do código. Também é recomendado que o usuário não amasse, dobre, rasgue ou molhe, inclusive com álcool em gel, o bilhete digital impresso, para evitar que o QR Code seja inutilizado.

Tecnologia

Os Bilhetes Digitais QR Code, na versão impressa ou digital direto da tela do celular, poderão ser utilizados nas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia, aproximando o código do leitor indicado.

Neste período de transição, haverá a presença de profissionais identificados nas estações para auxiliar os usuários sobre uso das máquinas ATMs e oferecer suporte nos leitores instalados nas catracas.

O aplicativo TOP também oferecerá suporte com atendimento por WhatsApp, pelo telefone (11) 3888-2200, 24 horas por dia, todos os dias da semana. O QR Code, sigla para Quick Response Code (Código de Resposta Rápida) é uma tendência nos meios de pagamento.

Segundo o governo, a nova modalidade é redução de custos operacionais, facilitando a logística, distribuição e armazenamento dos bilhetes unitários. A Secretaria de Transportes Metropolitanos afirma que a implantação dos Bilhetes Digitais com QR Code trata-se de uma medida de segurança sanitária.

A tecnologia garante que o usuário embarque sem necessidade de passar pela bilheteria, evitando contato físico e manuseio de dinheiro. A expectativa é de que, a médio prazo, a nova tecnologia possa substituir definitivamente os bilhetes tradicionais.