16.2 C
Guarulhos
dom, 26 set 2021

Butantan identifica 36 variantes do coronavírus em circulação no Estado de São Paulo

Do total, 3 variantes foram detectadas pela primeira vez; apesar do aumento de variantes, casos de Covid-19 têm diminuído e variante Gama ainda é dominante

O Instituto Butantan identificou 36 variantes do coronavírus em circulação no Estado de São Paulo, sendo que três delas foram detectadas primeira vez. Além disso, o Boletim Epidemiológico da Rede de Alerta das Variantes identificou também quatro novas linhagens da variante Delta.

As informações são da diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Vessoni, apresentadas durante evento do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) com a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), na segunda-feira (30).

Entre as variantes identificadas de forma inédita estão a B.1.1621.1, chamada de Copa América, com um caso mapeado; a B.1.540, com cinco casos; e a AY.3, com três casos, de acordo com dados da 32° semana epidemiológica, sequenciados até o dia 14 de agosto.

A presença das novas mutações do vírus no Estado preocupa os especialistas devido à alta taxa de contágio de algumas cepas, como a Delta, que foi responsável pelo aumento de casos no Reino Unido. Em São Paulo, a variante Gama ainda é dominante, correspondendo a mais de 85% dos casos, seguida pela Delta, com mais de 3%.

Infecção

A variante Delta já foi identificada em 13 das 17 divisões regionais de saúde. Ela correspondeu à 100% das infecções na divisão de Registro; 61,54% na Baixada Santista; 56,41% em São João de Boa Vista; e 43,31% na Grande São Paulo. Por outro lado, a incidência da variante Gama, a mais comum no Brasil, tem diminuído.

Apesar do aumento do número de variantes, o Instituto Butantan constatou a redução da incidência de casos de coronavírus no Estado, visto que 14 divisões regionais de saúde apresentaram números menores de infecções se comparados à semana anterior. As outras 3 divisões registraram estabilidade nos casos.

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

28,959FãsCurtir
5,062SeguidoresSeguir
2,750InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS