Condemat reivindica vacinação para assistentes sociais

Foto: Ivanildo Porto/PMG

Nesta quarta-feira (24), Governo de SP anunciou vacinação de profissionais da educação e da segurança

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) informou que reivindicará a inclusão de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como grupo prioritário no Plano Estadual de Imunização.

Nesta quarta-feira (24), foi anunciado para primeira quinzena do mês de abril a vacinação dos profissionais da segurança pública e da educação. Desde o início da campanha, o consórcio pede a priorização dos três grupos na vacinação.

O argumento defendido é de que os trabalhadores destas áreas têm em comum o desempenho de atividades muito próximo da população. Na expectativa de acelerar a vacinação destes grupos, o Conselho de Prefeitos vem buscando alternativas para aquisição de vacinas.

Foram assinados dois termos de intenção de compra: um com o Butantan, para aquisição da CoronaVac; e outro com o Grupo União Química, para compra da Sputnik V.

A partir do dia 04 de abril serão vacinados os integrantes das forças policiais que estão na ativa como policiais civis, militares e técnicos-científicos, agentes penitenciários, bombeiros e guardas municipais.

Na sequência em 12 de abril começa a vacinação dos trabalhadores da educação, entre professores e demais funcionários de escolas estaduais, municipais e particulares com idade a partir de 47 anos.

Os municípios aguardam o quantitativo de doses que serão enviadas para iniciar o planejamento da imunização dos grupos.