22.1 C
Guarulhos
dom, 24 out 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Pró-Sangue atua com 23% do estoque reduzido e faz apelo para doadores de sangue

- PUBLICIDADE -

Estoques de sangue atingiram nível crítico na Grande São Paulo; tipagens O positivo, A positivo, B positivo, O negativo, A negativo e B negativo são as mais procuradas

A Fundação Pró-Sangue acende alerta para as doações de sangue na Grande São Paulo, região metropolitana que abastece 39 municípios, como Guarulhos, Osascoe Barueri . Segundo o Dr. Cássio Giannini, médico responsável pela Pró-Sangue no Hospital Regional de Osasco, o hemocentro está operando com 23% do estoque reduzido.

Ele afirma que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas faz apelo para captar mais doadores do sangue tipo O positivo, A positivo, B positivo, O negativo, A negativo e B negativo.

“Nós estamos atravessando um período muito difícil. De uma maneira geral, nós estamos com uma queda de 23% do nosso estoque ideal e isso afeta significativamente os pacientes, porque nós servimos de referência para uma região inteira aqui da grande São Paulo que depende do nosso sangue”, explicou.

Para contornar a queda nos estoques, o hemocentro aderiu à Campanha Nacional de Doação de Sangue em conjunto com o Ministério da Saúde. Segundo o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, são realizadas três milhões de doações de sangue por ano na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele destaca a importância da doação regular.

“Vamos aproveitar essa oportunidade para reafirmar não só as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua de cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental. O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E, nesse sentido, é importante a doação regular de sangue. Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa.”

A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O hemocentro atende cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, como o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração e o Instituto do Câncer de São Paulo. 

A sede da Pró-Sangue está localizada na capital do estado de São Paulo, no 1º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, no bairro Cerqueira César. A instituição abrange a região metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo, que atende 39 municípios do estado, como Osasco, Guarulhos e Barueri. Para agendar a sua doação de sangue, acesse o portal do Hemocentro.  

A rede também conta com seis postos de coleta para doação de sangue: na capital do estado, é possível agendar a sua doação de sangue no Hospital das Clínicas, no Hospital do Mandaqui e no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Você também pode doar sangue no Hospital Regional de Osasco, no Hospital Municipal de Barueri e no Hospital Stella Maris em Guarulhos. Agende a sua doação pelo telefone (11) 4573-7800.

Moradores de outras regiões de São Paulo, que desejam doar sangue, podem procurar outros hemocentros localizados nos municípios de Botucatu, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas.

Solidariedade na pandemia

Mesmo com a pandemia, Patrícia Ramalho entendeu a importância de continuar doando sangue. Além de trabalhar como auxiliar de desenvolvimento infantil, ela também auxilia milhares de brasileiros com o ato solidário de doar sangue a quem precisa. Ela começou a doar sangue aos 18 anos e nunca mais parou. Hoje, aos 45 anos, Patrícia Ramalho incentiva outras pessoas a participarem da campanha de doação de sangue.

“Vidas podem ser salvas com a doação e isso é muito importante. A doação é rápida e tranquila, você vai estar fazendo o bem e não custa nada. Então, por favor, vamos lá é só um pouquinho de sangue e é muito rápido. A doação é um ato de amor ao próximo”, refletiu Patrícia.

Onde doar sangue em São Paulo 

Além dos hemocentros da Pró-Sangue, o estado de São Paulo possui hemocentros regionais nos municípios de Botucatu, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas. São Paulo também possui doze hemonúcleos em cidades como Barretos, Franca, Piracicaba e Santos.

Para saber mais informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades mais próximas de você, veja o mapa abaixo.

Critérios para doar sangue e medula óssea

De acordo com a Coordenação-Geral de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde, o procedimento para doação de sangue é simples. Primeiro se faz o cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e depois o lanche. Isso tudo leva em média 40 minutos.

Vale lembrar que até mesmo quem foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue e medula óssea. No entanto, é necessário aguardar 30 dias após completa recuperação da doença. Quem teve contato com pessoas infectadas também precisa esperar 14 dias para poder fazer a doação, apresentando RT-PCR negativo e ausência de sintomas. Os vacinados devem esperar o tempo de imunização, que vai depender da marca do imunizante.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com intervalo de três meses entre as doações. Já os homens podem doar até quatro, com intervalo de dois meses. A doação é voluntária e uma bolsa de apenas 450mL de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

Candidatos à doação de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doença infecciosa ou incapacitante. Segundo o Redome, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Doar sangue e medula é seguro! Com a pandemia, todos os protocolos de contenção contra a Covid-19 estão sendo realizados. No dia da doação, será preciso apresentar documento de identificação com foto. Para saber onde doar sangue ou se cadastrar para doar medula óssea, acesse o portal do Hemocentro

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

28,959FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,103SeguidoresSeguir
2,760InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS