Pró-Sangue pede de doações para abastecer hospitais em SP

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Fundação precisa reverter situação de criticidade das reservas; bolsas são necessárias para atender mais de 100 serviços de saúde

A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, precisa urgentemente de doadores para reverter a situação crítica do estoque de sangue, que opera hoje com apenas 30% das bolsas necessárias.

Os sangues do tipo O+, O-, B+, B- e A- estão em estado de emergência, garantindo o abastecimento para menos de um dia. 

O reabastecimento é necessário para atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do Estado.

Por conta da pandemia do Covid-19, a doação de sangue registrou queda nesse ano, impactando no nível das reservas. A Pró-Sangue faz um apelo para que a população faça doações nesta semana, especialmente.

A Fundação precisa de apoio para tirar o estoque do nível de criticidade, situação que se arrasta há algumas semanas.

A doação ocorre com total segurança. Os candidatos devem agendar sua doação de forma online. Ainda há muitas vagas em aberto no sistema de agendamento da Fundação, que pode ser acessado pela Internet.

Na data agendada, é importante comparecer vestindo máscara. A doação de sangue continua sendo segura e medidas cautelares estão sendo adotadas nos postos de coleta, de modo a preservar os candidatos e os colaboradores.