Guarulhos terá campanha de arrecadação de absorventes higiênicos

Foto: Nícollas Ornelas/ PMG

Empresas e pessoas físicas podem efetuar as doações que devem ser destinadas à meninas e mulheres em situação de pobreza menstrual

A Prefeitura de Guarulhos lançou nesta sexta-feira (25) o projeto ‘Mude esse Ciclo’ com objetivo de arrecadar absorventes higiênicos. A meta é doar às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social identificadas nos atendimentos sociais da Prefeitura.

As doações podem ser feitas por empresas e pessoas físicas que devem dispor de absorventes descartáveis (internos e externos) em caixas espalhadas pela cidade. Três empresas realizaram doação de 23.040 absorventes para o lançamento do programa.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação lançou no início deste mês, um programa semelhante, mas com foco em alunas da rede pública estadual. A meta é distribuir absorventes para meninas em vulnerabilidade social por meio de aquisição das escolas com recursos destinados à Associações de Pais e Mestres (APM).

Mas, ambos pretendem atingir o público feminino oferecendo mais dignidade durante o ciclo menstrual e como forma de combater a pobreza menstrual sobretudo na pandemia. As caixas coletoras com o cartaz do projeto da Prefeitura ficarão inicialmente nas secretarias municipais e na sede do Fundo Social.

A pobreza menstrual afasta alunas das escolas e leva milhares de mulheres e meninas a usarem medidas alternativas durante o período menstrual. Folhas de jornal, sacolas plásticas, meias e panos velhos são as alternativas disponíveis na ausência de absorventes higiênicos convencionais.

O tema ganhou força na sociedade nos últimos meses e conseguiu mobilizar o poder público e a iniciativa privada, após divulgação de estudos que revelam a gravidade da situação e ações da sociedade civil que já atuam com doações de kits de higiene à mulheres em cárcere e em situação de rua.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2087-7400 da Secretaria de Assistência Social de Guarulhos.