Homens e Mulheres – Todos juntos no Outubro Rosa

Foto: Divulgação/Governo Federal

Começo esse texto fazendo um apelo aos homens, pois, o assunto é sério e pertinente a vocês também. Afinal, todos têm contato com pelo menos uma mulher, seja mãe, esposa, filha ou amiga.

A Campanha do Outubro Rosa é um movimento celebrado com o objetivo de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Foi criada na década de 1990 nos Estados Unidos.

E, no Brasil em 2002 quando o monumento Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa, desde então, é comemorada anualmente. O câncer é uma doença grave, porém, tem tratamento.

Especialmente o câncer de mama e de colo de útero afeta a mulher de diversas formas. Vou me ater aqui ao prejuízo e sofrimento psicológico que esse tipo de câncer desperta. Ocasiona o rebaixamento da autoestima, distorção da imagem corporal e a perda da identidade feminina das mulheres que recebem o, diagnóstico da doença.

Por isso, é importante que todas as mulheres tenham acesso às informações e sua prevenção. Só assim conseguiremos diminuir o número de diagnósticos tardios, aumentar a chance de tratamentos de sucesso e garantir a saúde física e mental das mulheres. 

Algumas dicas de prevenção:  

  • Fazer exames anuais com o Ginecologista e Mastologista  
  • Manter hábitos saudáveis fisicamente e psicologicamente
  • Manter conversas e ciclos de pessoas agradáveis 
  • Evitar o fumo e bebidas alcoólicas 
  • Manter uma alimentação saudável 
  • Manter o peso corporal adequado 
  • Praticar atividades físicas 

Participe da campanha compartilhando as dicas com todas as mulheres que você conhece!  

*Ana Paula Souza é Psicóloga Clínica com experiência em atendimentos de adolescentes e adultos Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Aperfeiçoamento em Perdas, Luto, Depressão e Ansiedade Extensão em Saúde Mental e Cuidados no Acolhimento ao Luto em Situação de Crise Palestrante em Saúde Mental, Educação e Desenvolvimento Pessoal Consultora de Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS).