Ação social ofereceu banho, comida e assistência médica a pessoas em situação de rua em Guarulhos

Foto: Divulgação/PMG

O projeto, promovido pela Pastoral do Povo da Rua com apoio da ONG Banho da Esperança, aconteceu na Capela Nossa Senhora do Rosário

No último domingo (11), o Projeto Assistencial Povo da Rua promoveu uma ação social que aconteceu no espaço externo da Capela Nossa Senhora do Rosário, das 8h às 12h. A ação ofereceu, entre outras coisas, atendimento odontológico, cortes de cabelo, café da manhã, doação de roupas e cobertores para as pessoas em situação de rua.

Neste ano, o projeto contou com a contribuição da ONG Banho da Esperança e outras iniciativas privadas, que proporcionaram um trailer adaptado para oferecer banho semanal aos frequentadores do projeto.

O trailer atuou junto ao veículo Banho de Amor, que já acompanhava a ação nas edições anteriores. Cada um deles conta com dois chuveiros masculinos e femininos. Além disso, todos os atendidos receberam roupas limpas.

Profissionais do Consultório na Rua do SUS e do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria da Saúde também participaram do atendimento. Entre as atividades assistenciais ofertadas, houve busca ativa por pessoas com sintomas respiratórios, avaliação de sinais e sintomas, testes rápidos de HIV e hepatites virais.

Estiveram presentes no evento, Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista, o Bispo diocesano de Guarulhos, Dom Edmilson, e o Padre Paulo Leandro, que lidera o Projeto Povo da Rua, entre outros.

Ao todo foram mais de 150 pessoas beneficiadas. A expectativa é que em breve o trailer possa proporcionar banhos semanais em diversas regiões da cidade.

Ações futuras

No mesmo dia, a ONG anunciou o próximo projeto beneficiado, o Instituto Gás, que ajuda pessoas em situação de rua, animais vulneráveis e comunidades em situação de risco em São Paulo e região metropolitana.

Para isso, ela já está em busca de pessoas e empresas que queiram contribuir com a construção de um novo trailer, que já tem precisão de entrega para o início de 2022. Para  conhecer mais sobre as ações e contribuir com a ONG, basta acessar o site.