Alto Tietê soma mais de 100 mil casos e não tem previsão para chegada de quinto lote da vacina

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 100 mil casos de Covid-19 foram registrados na região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê desde março de 2020, quando foi registrado o primeiro caso da doença na região.

Hoje (16) o número de casos positivos chegou a 100.344, sendo que destes, 83.866 pessoas já estão recuperadas da doença, o que representa uma taxa de recuperação de 83,5%. Apesar disso, houve 4.155 vítimas fatais, das quais 19 foram registradas nas últimas 24 horas.

Entre elas estão oito óbitos de Guarulhos, cidade com os maiores índices em toda a região. Maior em população, o município lidera o número de casos confirmados e mortes, além de expressivos índices na taxa de ocupação de leitos hospitalares.

Desde 20 de janeiro, quando a cidade vacinou a primeira pessoa com o primeiro lote da coronavac, já foram mais de 40 mil imunizados com a primeira dose. Entretanto, até a tarde desta terça, não há previsão de envio de vacina para a cidade e à região.

O anúncio a respeito da distribuição do quinto lote de doses deve ocorrer amanhã (17) no Palácio dos Bandeirantes. A falta de vacinas porém, é um problema nacional, ocasionado pela falta de planejamento e articulação entre os governos federal e estaduais.