15.7 C
Guarulhos
qui, 09 dez 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Aneel reajusta tarifa da EDP e conta de luz terá alta em SP

- PUBLICIDADE -

Para os consumidores residenciais, o aumento será de 16,73%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (21) o reajuste das tarifas de energia da EDP no estado de São Paulo. O reajuste começa a ser aplicado neste sábado (23).

Para os consumidores residenciais, o aumento será de 16,73%. Para os consumidores atendidos na alta tensão, o impacto fica em 4,41%. Para a baixa tensão o impacto será de 16,74%. A EDP São Paulo atende 2 milhões de unidades no estado.

De acordo com a Aneel, as revisões tarifárias estão previstas nos contratos de concessão e “têm por objetivo alcançar o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição” e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela agência.

Composição da tarifa

A tarifa de energia é composta é composta de custos da geração, transmissão e distribuição de energia, além de encargos e tributos. Quando a conta chega, o consumidor paga pela compra da energia (custos das empresas geradoras), pelo transporte da mesma (custos das empresas de transmissão de energia), pela distribuição (parte que cabe à EDP) e pelos encargos setoriais e tributos.

Portanto, no valor da fatura de energia paga pelo consumidor:

  • 37,9 % se referem a custos com a compra de energia (geração) e a transmissão de energia;

36,6 % correspondem a tributos e encargos setoriais

  • 25,5 % são os custos com distribuição de energia até o seu imóvel (parte destinada à EDP);

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

28,959FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,135SeguidoresSeguir
2,780InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS