Automobilismo: 75 Equipes, 12 Horas, 611 Voltas – As 500 Milhas de Kart Rental do KGV

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Para quem é mais familiarizado com corridas, já deve ter ouvido falar alguma vez, sobre provas de endurance. São eventos no automobilismo onde se disputa uma corrida por várias horas consecutivas.

A mais famosa de todas são as 24 Horas de Le Mans, disputada na França desde 1923. Por todo o mundo existem diversas outras provas de diversas durações nos principais autódromos do mundo.

Longe de todo o glamour de Le Mans e com muito mais simplicidade, porém recheada de garra, sonhos e competição temos também provas de endurance no kartismo amador. Neste último dia 07 de novembro foi disputada as 500 Milhas Rental do KGV (Kartódromo Granja Viana).

Para nós mortais, é algo muito mais acessível, já que o kart é do kartódromo e o piloto fica apenas com o custo das inscrições e em com seu próprio equipamento de segurança.

Largando no estilo Le Mans, pilotos de um lado da pista e karts do outro, ao agitar a bandeira verde os pilotos largam correm para seus karts e acelerando até as 500 Milhas (650 voltas) ou 12 Horas de prova, quem for completada primeiro.

Tive o prazer de fazer parte desta edição pela equipe GPK Lazy Kart (desta vez não na pista mas do box), com o cronômetro na mão pegando cada volta de nossos karts e ajudando a controlar as 12 paradas de box obrigatórias, para que nossos 12 pilotos pudessem tirar o máximo de 3 karts que dispúnhamos.

Foram um total de 16 horas no kartódromo, entre alinhamento de estratégia, tomada de tempo, a corrida em si e a premiação. Saímos de uma manhã nublada e fria para um dia e tarde de sol forte e poucas nuvens.

Da beirada da pista marcando no cronômetro e observando por quase 611 vezes os karts pela reta principal, nos comunicando com os pilotos pelas boas e velhas placas de sinalização e claro gestos com as mãos para trocar informações, incentivar, orientar, acelerar, segurar o ritmo, acompanharem outro kart e aplaudir quando o piloto estava mandando bem.

Tudo isso direto, sem pausas, comer e beber é na beirada da pista mesmo. Seguimos assim sem descolar os olhos dos karts e do cronômetro, avançando pela noite até o diretor de prova anunciar as 5 voltas finais, pois estávamos completando as 12 horas.

Depois de toda essa jornada a expectativa crescia para saber o resultado oficial, aguardando de frente para o pódio com os troféus dispostos a espera dos 6 primeiros de cada uma das duas categorias.

A sensação de dever cumprido e de que tudo valeu a pena foi quando nossa equipe foi chamada durante a formação do pódio, subindo ao quinto lugar da Categoria B. E neste clima de comemoração se encerrou mais uma edição das 500 Milhas Rental. Por mais longo e cansativo que o dia tenha sido, posso dizer que passou rápido. 

*Paulo Campaneli é Analista de Sistemas, piloto de kart e de Fórmula Vee, apaixonado por automobilismo e carros, entrou no mundo do esporte a motor em 2017, representando Guarulhos na modalidade. Ele participa das etapas na Fórmula Vee no Campeonato Paulista, Copa ECPA, e kartismo amador.